Gotinhas no oceano

pessoando entre milhões de seres humanos

Tipos de amizades traduzidas em séries

Como uma típica viciada em séries, eu às vezes confundo minha vida real com as tramas dos seriados. Pensando com meus botões percebi que minha relação com alguns amigos é como minha relação com certas séries. Tem aquelas que duram várias temporadas, tem os que todos assistem e amam e eu não consigo ver o encanto e assim por diante. Sabe? Não? Te explico:

Amizade Girls

shosh

É aquela pessoa super descolada, autêntica, vivendo a vida na cidade grande, no momento, por dentro das tendências. No começo eu achava o máximo, queria entrar na onda e ser uma das cool kids também. São amizades que encontrei em São Paulo, universitárias cheias de ideias sobre o mundo e roupas que ninguém usa no interior. Além de querer ser como elas e me alimentar de sua cultura underground, eu tinha esse ímpeto de agradá-las, e um medo constante de elas me acharem tediosa ou sem referências. Aí foram passando as temporadas e eu percebi como elas eram problemáticas (não eu não seja, mas de forma diferente), e que aquele ambiente hipster não me fazia bem. Tive um insight libertador de que não queria estar cercada por pessoas competitivas e centradas em si mesmas, que não se permitiam usufruir das banalidades da vida. Parei de assistir.

Amizade New Girl

Em contraposição, essas aqui são aquelas pessoas tão estranhas como eu, também descobrindo o que é ter 20 e poucos anos numa metrópole, aprendendo a lidar com a vida adulta. Elas não passam o ar de bem entendidas como as da Amizade Girls. Com elas, eu posso ir a um museu sem medo de ser constrangida. Para elas, posso confessar que adoro aquele reality show de adolescentes, e há grandes chances delas me devolverem com um outro prazer vergonhoso. São amigas que, assim como os episódios, toda vez que vejo consigo me identificar, e fazer uma conexão.

Amizade Once Upon a Time

Aquela que começa boa, ótima, promissora. Tem tudo para dar certo, a faca e o queijo estão ali: eu já visualizava momentos de glória compartilhados com ela, cheios de surpresas, reviravoltas. “Com essa eu nunca vou me entediar!,” pensava. Mas o tempo passa, vão surgindo umas mentiras, histórias que não fazem sentido, ela vai me desapontando, ficando tanto tempo ausente que chega num ponto que eu me pergunto porque é que ainda sustento aquela relação. Talvez seja uma esperança alimentada pela memória daquela primeira temporada, todo o potencial que não se concretizou; talvez seja apenas hábito. Continuamos nos vendo, há alguns momentos que salvam, mas no geral, é uma trama na qual eu não entraria se soubesse o rumo que ia tomar.

Amizade Breaking Bad

Quem conhece, ama. Difícil encontrar um ser humano que não seja fã. A pessoa é inteligente e articulada, multidimensional, praticamente impecável. De conteúdo e forma, agrada a crítica e o público. Por ser assim, é até difícil se aproximar da pessoa e criar uma amizade de igual para igual – às vezes me contento em apenas contemplar de longe, admirar e torcer para que ela me considere.

Amizade Firefly

LuhzJO6

Quase que uma versão fraternal de um amor de verão. Foi tão incrível quanto foi fugaz, e eu e os poucos gatos pingados que tiveram o privilégio de conhecê-la nos lamentamos até hoje ter perdido o contato. No fundo sabemos que, talvez, não desse mesmo para sustentar as aventuras por muito tempo e foi bom ter acabado. Mas isso só bem lá no fundo.

Amizade Castle

Tenho muito amor e carinho por ela, e chegamos a ter contato frequente por um bom tempo. A vida foi acontecendo e eu fui mudando de gosto, de cabeça, e acabamos nos distanciando. Eu sei que é boa e ainda gosto dela, e apesar de só nos vermos ocasionalmente, o tempo longe não diminui o apreço que sinto por ela.

Amizade Friends

É aquela que me faz se sentir em casa. Uma amizade antiiiga, cheia de piadas internas. Topar com esse pessoa ao acaso e relembrar as mesmas histórias de sempre (incrível como não ficam velhas!) é uma delícia. Passamos muitos anos de intimidade, crescendo juntas, e o momento em que tivemos que seguir em frente com a vida, em caminhos diferentes, foi tão doloroso quanto um fim de namoro. O amor, porém, foi mais forte e nos manteve ligadas até hoje.

giphy

4 comentários em “Tipos de amizades traduzidas em séries

  1. backinkansas
    abril 3, 2015

    Que grande análise! Além de tudo, foi muito importante, porque é precisa saber identificar as amizades Girls para deixá-las bem longe. Eu, pelo menos, tive algumas do tipo quando era mais nova. E caramba, como pessoas que inspiram esse tipo de relação têm o poder de te fazer sentir inadequada. Se tem uma coisa que aprendi com Leslie Knope é que amizades servem pra te fazer bem, não o contrário.
    Aliás, agora até deu vontade de fazer um adendo “Amizade Parks and Recreation”: aquela que desperta o seu melhor, te aceita como você é e quando você encontra, seu humor sempre melhora cem por cento.

    Beijo!

    Curtir

    • marinavieirasouza
      abril 4, 2015

      Sinto que falta Parks e Rec nessa lista, mas como não assisti (só ums episódios pingados), não tenho como escrever… Quem sabe não rola uma parte 2 no futuro? hahaha

      Curtir

  2. Lorena
    abril 6, 2015

    ei, você é minha amizade glee. o que quer dizer que nós podemos ter nossos problemas e sermos incompreendidas por aí, mas somos assim juntas. e você me ajuda a me levar menos a sério, num bom sentido ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado às abril 3, 2015 por em Cá com meus botões... e marcado , , , , , , , , .
PODE GRITAR

A Literatura dá voz às vítimas de abuso e violência sexual.

{água vívida}

quando as confissões se libertam

coisas desiguais.

on the road, coisas desiguais

Eu, tu, elas

Feminismo na prática

Crias da Terra

Magia natural, tarot e amor